sexta-feira, 24 de maio de 2013

NVIDIA GeForce GTX 780

Em fevereiro, a NVIDIA surpreendeu o mercado com a GeForce GTX TITAN, placa que chegou com nomenclatura inusitada, e mais importante, com o status de ser a VGA mais poderosa do mercado, graças ao aguardado chip gráfico GK110.
Com a chegada da TITAN, boa parte do mercado imaginava que a NVIDIA só lançaria as GeForces GTX 700 no final do ano, com a presença de GPUs de nova geração. Contudo, este tese começou a “cair por terra”, com os primeiros rumores de que a GTX 780 seria baseada no GK110.
Com o lançamento da VGA, a NVIDIA confirma as especulações, utilizando o ótimo chip gráfico presente na TITAN em sua nova placa single GPU de alto desempenho.
Aliás, para quem ainda não sabe, o GK110 é o cérebro por trás da linha científica Tesla (mais precisamente o modelo K20X). Trata-se de uma GPU extremamente poderosa e complexa, mas que paga um “alto preço” por isso: ter uma enorme área de die, traduzindo em elevado custo de produção e dissipação térmica relativamente elevada (mais detalhes serão abordados na seção “Os recursos da GTX TITAN”).
Em termos de posicionamento de mercado, a GeForce GTX 780 se situa entre a GTX 680 (sua substituta natural) e a TITAN. Ao que parece, a NVIDIA aproveitou a GTX TITAN para lançar uma espécie de placa “fora de série”, com um desempenho monstruoso, mas com um preço para poucos felizardos. US$ 999. Aliás, muito poucos. O passo natural deveria batizar a TITAN de GTX 780, e a sua irmã menor, a GTX 770, com as especificações da GTX 780 “real”.

Seguindo os mesmos predicados da TITAN, a GeForce GTX 780 possui outros destaques interessantes, como é o caso do GPU Boost 2.0 com overclock de monitor (display overclocking) e sobretensão (overvoltaging), além de fornecer performance completa para computação de precisão dupla (particularmente interessante para o conceito de GPGPU – computação geral).

A VGA mantém inalterada a filosofia da geração Kepler (velocidade e suavidade), oferecendo suporte aos novos filtros de aprimoramento de imagens - FXAA (Fast Approximate Anti-Aliasing) e TXAA (Temporal Anti-aliasing), além do recurso adptive VSync (sincronismo vertical adaptativo) e do 3D Vision Surround.

Outra novidade é a presença de um pacote de softwares complementares aos drivers “ForceWare” 320.xx, chamado pela companhia de GeForce Experience, que de modo simples, promete facilitar os ajustes finos nas configurações gráficas, de forma a proporcionar um desempenho ideal com base no hardware do PC. 

Nas próximas seções, nossos leitores poderão conferir todos os detalhes da GeForce GTX 780, avaliando o comportamento da placa frente a uma intensiva bateria de testes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário